sexta-feira, 13 de março de 2009

Bem vindos!

O termo reumatismo não é um termo adequado para denominar um grande número de diferentes doenças que têm em comum o comprometimento do sistema músculo-esquelético. Nem sempre são doenças que acometem apenas o aparelho locomotor, muitos pacientes com doenças reumáticas podem apresentar comprometimento de órgãos diversos, como rins, coração, pulmões, pele, entre outros.
Os pacientes reumáticos em nosso país somam mais de 30 milhões de brasileiros e dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) mostram que a segunda causa de aposentarias por invalidez no nosso País é uma doença reumática, contando com mais de 100 exemplos de diferentes doenças. A osteoartrose e a osteoporose têm alta prevalência, aumentam a morbidade e mortalidade da população, e muitos casos são passíveis de prevenção, tratamento, e reabilitação. O entendimento sobre os mecanismos das doenças reumáticas nas últimas décadas proporcionou o desenvolvimento de medicamentos mais específicos e efetivos para o tratamento dos pacientes reumáticos. Muito deles, embora de custo elevado, estão disponíveis na rede pública. Sem dúvida, um grande avanço e mais qualidade de vida para a população.
Nosso objetivo é proporcionar conhecimento e orientações sobre as doenças reumáticas, seus sintomas, possibilidades terapêuticas e potencial evolutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário